COMUNIDADE CRISTÃ DO ENGENHO PEQUENO
CANCER DE MAMA
O que é fitoestrogênio? Fitoestrogenio é um grupo de substâncias encontrado nas plantas. : "Phyto" é o nome grego para plantas. Elas são chamadas "estrogênio" porquê agem como versão mais farca do estrogênio humano ou o hormônio sexual que controla o ciclo reprodutivo. Quais alimentos contém fitoestrogênio? Alimentos como grãos integrais, ervilhas, feijão, vegetais e frutas contém fitoestrogênio. Soja e alimentos baseados em soja como tofu são uns dos mais ativos alimentos que possuem fitoestrogênio. Outros cerais e sementes também são muito ricos em fitoestrogênio. Qual a relação do fitoestrogênio com o câncer de mama? Comer alimentos que contém fitoestrogênio pode contribuir de certa forma para a redução do risco de câncer de mama. Qual a relação do estrogênio com o câncer de mama? Mulheres que são expostas a altos níveis de estrogênio por toda a vida podem ter um risco maior de contrair o câncer de mama. Por exemplo, câncer de mama é ligeiramente mais comum entre a mulheres que menstruaram mais cedo, tiveram a menopausa tardiamente ou que nunca tiveram filhos. Durante a vida, todas essas condições podem aumentar a exposição da mulher ao estrogêneo. Esta descoberta levou os cientistas a questionar outras condições que podem aumentar ou diminuir a exposição da mulher ao estrogênio. Como pode o fitoestrogenio reduzir o risco de câncer de mama? Fitoestrogênio provavelmente atua em diversas maneiras para reduzir o câncer de mama. . Fitoestrogênios também interferem em enzimas que são importantes para o crescimento do câncer e aumenta a produção de hormônios que restringe o nível de estrogênio no sangue. Fitoestrogênios podem reduzir o tempo de exposição ao estrogênio aumentando o ciclo menstrual. Mulheres asiáticas e mulheres ocidentais em pré-menopausa alimentadas com dieta baseada em alimentos de soja tiveram maior ciclo menstrual. Maior ciclo menstrual, em toda a vida significa menor exposição ao estrogênio, no total. Quais as evidências de que o fitoestrogênio protege contra o câncer de mama? Mulheres japonesas que comem uma dieta tradicional com muita soja e mulheres ocidentais que comem apenas vegetais excretam mais estrogênio pela urina e têm menor nível de estrogênio no sangue que outras mulehres que comem dietas ocidentais. Quando as mulheres asiáticas migram para países ocidentais, seus índices de câncer de mama tornam-se mais parecidos com os das mulheres ocidentais. Muitos, mas não todos os estudos mostram que são reduzidos os índices de câncer de mama entre as mulheres que se alimentam com muito fitoestrogênio. Por exemplo, um estudo recente entre as mulheres chinesas em pré-menopausa mostrou que mulheres chinesas que tinham dieta com muita soja tiveram 50% menos risco de contrair câncer de mama. No entanto, não houve um grande efeito no alto consumo de soja entre as mulheres na pós-menopausa, segundo este estudo. Em estudos com animais, o consumo de fitoestrogênio, através da proteína de soja reduziu o crscimento de tumores de seio. Existe alguma problema em ingerir muitos alimentos ricos fitoestrogênio? Recentemente, em um pequeno estudo piloto, cientistas obervaram um aumento nas celulas da mama de algumas mulheres que tomam complemento de proteína de soja. Ainda não se sabe se essa descoberta vai ser confirmada em maiores estudos ou qual impacto essas mudanças teriam no risco de câncer de mama. Todos os estudos sugerem, no entanto, que muitas questões ainda devem ser respondidas em relação aos fitoestrogênios Pode-se ter a idéia de que os efeitos biológicos do fitoestrogênio dependem muito to momento de vida da mulher. Estes estudos também sugerem que existe um limite para a quantidade de fitoestrogênio que seria benéfico e especialmente que é prematuro para qualquer mulher, especialmente gestantes, tomar suplementos de fitoestrogênio, até que possamos saber mais sobre o assunto. Mas, as frutas, vegetais e grãos não têm também outros benefícios? Alimentos como frutas, vegetais e grãos integrais contém anti-oxidante tais como betacaroteno e vitamina C, assim como fibras. Eles são também usualmente pouco gordurosos. Alimentos com essas características têm sido associados a redução do câncer de mama. A questão é que existem benefícios para a saúde em alimentar-se com frutas, vegetais e grãos intehrais. Enquanto os cientistas continuam estudando sobre os fitoestrogênios, o melhor conselho é comer muitos vegetais, assim como feijões, frutas, grãos integrais e tofu. Tradução: Denise Arcoverde |
SINAIS QUE VOCÊ NÃO DEVE IGNORAR

- Apesar de que a maioria das mudanças no seio desaparecem na próxima menstruação, procure o médico se voce tiver um desses sintomas:
- Diferença no formato dos seios.
- Um caroço, secreção no mamilo ou dor localizada em uma parte do seu seio. Quando pressionada com a ponta dos dedos, o caroço "perigoso" tende a parecer duro e imóvel, ou tem uma superfície irregular. (caroços benignos parecem moles, ou se são duros parecem "sair do lugar").
- Dor no seio que é localizada e dura mais que um ciclo menstrual.
- Secreção no seio que é persistente, sangra, em apenas um lado
ou espontânea. - Qualquer caroço que não desaparece após o início do período menstrual - ou um caroço antigo que está crescendo ou modificando.
- Uma infecção da pele que não desaparece com antibióticos ou um eczema que não vai embora, mesmo com uso de hidrocortisona.
- Um abaulamento que aparece de repente na pele.
- Um mamilo que se torna invertido.
-
COMO SE CUIDAR MELHOR
-

Na verdade, é muito difícil realmente prevenir o câncer de mama. Mas, como acontece com muitas outras doenças, uma vida saudável, boa alimentação, rica em frutas e verduras e exercício físico, pode ajudar. Isso tudo junto com o auto-exame e todos os cuidados necessários para que a doença seja diagnosticada a tempo!
Use gorduras monosaturadas. Novas pesquisas, baseadas em estudos europeus mostram que mulheres que consomem oleo de oliva extra virgem puro tem reduzidas taxas de câncer de mama.
- Coma tofu (queijo de soja) regularmente. "Phytoestrogens" encontrado em produtos feitos com soja, como leite de soja tofu podem reduzir os riscos de câncer de mama. O pesquisador Gertraud Maskarinec, M.D., Ph.D., of the University of Hawaii, adverte que mesmo meia xícara de tofu por dia pode ajudar.
- Coma mais fibras. "Fibras prende o estrogênio e aumenta a quantidade que você elimina", explica Caroline Apovian, M.D. Um estudo indicou uma redução de 30% no isco de mulheres que consomem 25 to 30 gramas de fibras por dia. Você sabe onde encontrar essa fibra: nos grãos, frutas e vegetais.
- Cuidado com o alcool. Alcool também aumenta a produção de estrogenio. Um drink por dia aumenta apenas levemente o risco, mas três drinks por dia representa mai que o dobro do risco!
AMAMENTAÇÃO REDUZ RISCO DE CANCER DE MAMA

Já há bastante tempo sabemos que a amamentação, especialmente quando prolongada contribui para reduzir o risco do câncer de mama nas mulheres.
Em estudo publicado no International Journal of Epidemiology (1999;28:396-402) de Junho de 1999 pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte (EUA) demonstraram que a amamentação pode reduzir o risco de desenvolvimento de câncer de mama em até 30%.
O estudo foi realizado com os dados do Carolina Breast Cancer Study e incluiu 751 mulheres que amamentaram pelo menos um filho e 743 controles.
As mulheres entre 20 e 49 que amentaram tiveram uma diminuição de 20% no risco de câncer de mama e as com idade entre 50 e 74 uma redução de 30%.
Foi observado também, que a amamentação diminui o risco independentemente do número de filhos amamentados e idade materna na primeira e na última amamentação.
Os autores concluem que a amamentação está associada a uma diminuição no risco de câncer de mama mas, ressaltam que estes resultados são conflitantes com os encontrados por outros estudos.
Pesquisa feirta no México por Isabelle Romieu, Mauricio Hernandez-Avila, Eduardo Lazcano, Lizbeth Lopez and Ricardo Romero-Jaime (Am J Epidemiol 1996; 143:543-52) fez uma ligação entre a duração da lactação (produção de leite materno) e câncer de mama.
A pesquisa mostra que a tendência de declinio da fertilidade e lactação entre mulheres mexicanas pode levar a uma maior epidemia de câncer no seio que a observada em países.
Outros estudos indicam que tinha menos de 30 anos e amamentou o bebê por ao menos três meses, tem reduzido drasticamentede o risco de desenvolver câncer de mama.
Não pode-se dizer que a amamentação garante a prevenção do câncer de mama, sabemos de mulheres que amamentaram por bastante tempo, mas ainda assim foram vítimas dessa doença. São vários os fatores que levam a isso, mas cada vez estamos mais seguros de que a amamentação oferece uma proteção adicional à mulher.
-
ENTRE NESTE LINK E PARTICIPE www.cancerdemama.org.br/
Contact
rua coronel azevedo 266 eng-peq- S.G - RJ
21-2605-5570
21-8361-2195
CCEPAOVIVO@HOTMAIL.COM










